CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA (EAD) ENCERRA COM SEMINÁRIOS LOCAIS – Campus Avançado Coronel Vivida

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA (EAD) ENCERRA COM SEMINÁRIOS LOCAIS

O Campus Avançado Coronel Vivida foi um dos campi do IFPR que ofertou o Curso Técnico em Logística na modalidade EAD entre 2016 e 2017. Como Polo da EaD do IFPR em nossa microrregião, o Campus também abriu duas (2) telessalas do curso de Logística no município de Pato Branco em parceria com a Universidade Aberta do Brasil e a prefeitura municipal, assim concluem o curso 75 alunos em três telessalas.
Os Seminários locais são um componente curricular voltado ao desenvolvimento de atividades presenciais em diálogos com agentes e instituições das comunidades que circundam o IFPR, visando aproximações com o mundo do trabalho e as atividades profissionais que envolvem conhecimentos em logística.
Os Seminários Locais foram estruturados em três etapas: Ciclo de Diálogos, composto por palestras com profissionais que trabalham ou pesquisam em áreas que envolvem conhecimentos em Logística; Ciclo de Visitas Técnicas, quando pudemos visitar empresas que dependem de serviços logísticos, experiências bastante formativas por aproximar os alunos das realidades do mundo do trabalho e também das demandas da economia regional; e o Ciclo de Projetos e Seminários: Comunidades em Questão, momento em que contamos com colaborações técnicas de agentes de instituições públicas que subsidiaram os alunos com exposições sobre problemas públicos que precisam de soluções logísticas.
Agradecemos aos expositores do Ciclo de Diálogos, professor Carlos H. Santos profissional da empresa Hi-Mix Eletrônicos S/A em Pato Branco, que nos trouxe temas na interface da logística com novas tecnologias, a chamada Logística 4.0. Agradecemos ao professor Gustavo Glodes Blum do Curso de Relações Internacionais da UNICURITIBA que tratou das relações de poder e território que incidem em projetos logísticos de infraestrutura. Agradecemos aos professores Herus Pontes e Neimar Follmann da UTFPR- Campus Pato Branco, por dialogar com nossos discentes sobre logística e desenvolvimento regional.
Agradecemos as empresas de Pato Branco que com muito carinho e qualidade receberam as visitas técnicas dos Seminários Locais, são elas: Transportes LP Ltda., Braspress Transportadora e Grupo Bianchi Distribuidora de Autopeças.

Segundo o professor coordenador regional do curso Eduardo Bischof  “Em todas as empresas contamos com o apoio de nossos discentes que nelas trabalham e que auxiliaram seus colegas e supervisores nas exposições e percursos das visitas, temos orgulho de sermos protagonistas da formação profissional de vocês e possibilitar aprimoramentos em suas relações de trabalho”.

Os agradecimentos vão a todos os colaboradores técnicos de instituições públicas que forneceram elementos para o ciclo de projetos voltados à comunidade, em Coronel Vivida ao gerente da agência dos Correios Sr. Saulo Gamzala e à gerente da Farmácia Municipal Sra. Verusca Fontanive. Em Pato Branco nosso agradecimento ao Sr. Jacir Rocha funcionário do Departamento Municipal de Trânsito – Depatran.
Ainda, de acordo com o Prof Coordenador Eduardo Bischof  “Ficamos satisfeitos e agradecidos com a participação qualificada dos discentes nos Seminários Locais do Curso Técnico em Logística, sabemos da nossa missão formativa e socioeconômica e por isso insistimos que esses eventos fossem sempre integradores do itinerário formativo do curso e pudessem, além de aproximar os discentes ao mundo do trabalho, ser também motivadores para que a experiência no IFPR seja agora item contribuinte para o desenvolvimento de nossas comunidades sob os aspectos científicos, tecnológicos e culturais”.

Missão cumprida!