Mês do Livro e da Biblioteca no IFPR – Campus Avançado Coronel Vivida

Notícias

Mês do Livro e da Biblioteca no IFPR

Publicado em

Copiado!

Em outubro é celebrado no Brasil o Mês do Livro e da Biblioteca. As bibliotecas do IFPR tem a tradição de realizar diversas atividades ao longo do período, sempre no objetivo de manter os usuários discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade em sintonia com a biblioteca. No Campus Avançado Coronel Vivida, a biblioteca, em colaboração com a comunidade, realizou duas Palestras: uma “Falando Sobre Poesia”, no dia 19/10, com o Professor e Poeta Gilbert Antônio e outra “Falando Sobre Leitura”, no dia 25/10, quando contou com o Professor Dr. Rodrigo Xavier, do Departamento de Letras da UTFPR-Pato Branco. Na sequência das atividades comemorativas, a biblioteca realizou na última sexta-feira, 27 de outubro, um evento com objetivo de homenagear e premiar os vencedores de 3 diferentes quadros desenvolvidos em paralelo durante o mês: o II Concurso “A Frase da Biblioteca”, o “I Desafios de Leitura da Biblioteca” e também do quadro “Leitor da Vez”. Leia mais…

“A Frase da Biblioteca” é um concurso realizado anualmente no mês de outubro e resulta de um processo de eleição de frases elaboradas pelos estudantes, das quais 3 são eleitas e para a mais votada é confeccionado um banner de grande dimensão, que permanece fixado com destaque no ambiente da Biblioteca, com identificação do nome do autor.

Vencedores 2017:

1º Lugar : Aline Eloise da Silveira;

2º Lugar : Isadora Müller e Diulia Loregian;

3º lugar: ficou para Tatiane Aparecida Dultra.

O “I Desafios de Leitura da Biblioteca” foi uma atividade inaugurada esse ano, a ser reeditada anualmente, em que o bibliotecário e os docentes se empenharam em destacar trechos de livros (um livro de relevância para cada componente curricular) e dicas que estimulassem os discentes a localizar no acervo da Biblioteca o livro cujo trecho se encontrava. Foi uma atividade com o objetivo de motivar os discentes a conhecer o material bibliográfico disponível nas diferentes áreas do conhecimento, bem como promover o trânsito e o exercício da pesquisa no ambiente da biblioteca.

1º Lugar – Paola Aparecida da S. Castro; 2º Lugar – Alan Felipe Forlin; 3º Lugar – Érica Kailany Gonçalves

Finalmente, o quadro “Leitor da Vez”: Foi inaugurado um painel para fixação bimestral daqueles leitores que se destacarem no período pela quantidade de obras lidas e utilizadas. Contemplando um discente, um docente e um técnico administrativo, a ideia é que suas fotos fiquem expostas nesse painel por um bimestre. Vencido o período, novos usuários serão homenageados com exposição de suas fotografias de modo a serem reconhecidos pela comunidade que frequenta a biblioteca. Leitores : Discente – Adiel Zanella; Docente – Thiana Nunes Cella; TAE – Paulo Edson Piassa.

A premiação para o primeiro lugar foi uma medalha e um livro. Para os demais colocados foi dado um livro como prêmio.

As atividades foram encerradas no dia 30/10, a partir das 14h40m, com a inauguração do Grupo de Estudos “Histórias de Viagens”. Na perspectiva do projeto de Internacionalização da Educação, encampado pelo IFPR, o grupo pretende se reunir periodicamente, trazendo relatos de viagens, de forma sistemática, englobando a comunidade interna e externa. A motivadora do primeiro encontro foi a Profa Dra. Katyuscia Sosnowski, sob o tema “Kuba by Katy”. Ela apresentou aspectos economicos, sociais e turisticos da sua viagem a Cuba em julho de 2017.

Para o bibliotecário do campus, Silvio Santos, todas as atividades, que tiveram o substancial apoio dos docentes de TAEs, cumpriram a finalidade de mobilizar e aproximar a comunidade à biblioteca, no exercício de seu papel fundamental de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. De acordo com o bibliotecário, o objetivo foi atingindo com êxito e as comemorações do Mês do Livro e da Biblioteca foram bastante produtivas.

Topo