Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Auxiliar de Fiscalização Ambiental

 

Formação Inicial e Continuada Auxiliar de Fiscalização Ambiental

Curso FIC Auxiliar de Fiscalização Ambiental

Modalidade: Formação Inicial e Continuada

Requisitos: Ensino Fundamental II Incompleto

Plano do Curso – FIC Auxiliar de fiscalização ambiental

Turno: Noturno

A formação inicial e continuada encontra-se entre os objetivos dos Institutos Federais, segundo a Lei 11.892 de 2008. De modo geral, este tipo de curso visa à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. Centra-se em ações pedagógicas, de natureza teórico prática, planejadas para atender as demandas sócio educacionais de formação e de qualificação profissional, a partir de iniciativas que visam formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualização quanto aperfeiçoamento profissional ao sujeito em atividade produtiva ou não. Outra característica desta modalidade de curso que deve ser destacada é a possibilidade de retorno ao ambiente educativo de indivíduos excluídos da educação formal, que necessitam desta atividade educativa para dar continuidade aos estudos. Sob uma perspectiva crítico-emancipatória, a formação inicial e continuada compromete-se com a formação humana e profissional à medida que estabelece relação entre sociedade, cultura, trabalho, educação e cidadania, contribuindo na formação de um sujeito crítico.

No Município de Coronel Vivida aproximadamente 30% da população ocupada desenvolve atividades agropecuárias, de produção florestal, pesca e aquicultura (PARANÁ, 2015), apontando para a necessidade de qualificação profissional direcionada para este tipo de atividade.

Nesta perspectiva, o Campus Avançado Coronel Vivida – IFPR propõe-se a oferecer o curso de formação inicial e continuada em Auxiliar de Fiscalização Ambiental, na modalidade presencial, com vistas à promoção da qualidade de serviços prestados, formando sujeitos por meio de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos, contribuindo para a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região articulado aos processos de democratização e justiça socioambiental.

Objetivo:

O curso tem como objetivo geral formar profissionais qualificados e com visão crítica para atuar na fiscalização de posturas ambientais.

Objetivos específicos:

Conhecer Integrar as ações de fiscalização com a uniformização dos fluxos e procedimentos que atendam aos preceitos e prazos estabelecidos na legislação ambiental;

Obter maior eficiência na aplicação da legislação ambiental e transparência nas ações de fiscalização, o que, como consequência, resultará em maior proteção e recuperação efetiva do meio ambiente.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Formação Inicial em Continuada Auxiliar de Fiscalização Ambiental auxilia na fiscalização de posturas ambientais, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando ao cumprimento da legislação ambiental e sanitária. Promove educação sanitária e ambiental, conforme estabelece o Guia PRONATEC de Cursos FIC (BRASIL, 2013).