Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Coronel Vivida
Início Notícias Atividade Integrada Cultural – Halloween e Día de Los Muertos

Atividade Integrada Cultural – Halloween e Día de Los Muertos

Publicado em

Como uma instituição de ensino que valoriza a pluralidade cultural e linguística, no dia 31 de novembro, o Campus avançado Coronel Vivida promoveu um evento de Intercâmbio Cultural sobre as festividades relativas ao Halloween e ao Día de los Muertos, em que envolveu os componentes curriculares de artes, espanhol e inglês, sob a orientação das professoras, respectivamente, Katyuscia Sosnowski, Caroline Dall Alba e Thiana Nunes Cella. A iniciativa foi de integrar saberes, demonstrar e aproximar os aspectos estrangeiros aos nacionais, decoração, comidas típicas , figurinos e a música tudo em diálogo em um momento cultural promovido no campus na tarde do dia 31.

O Halloween, no Brasil Dia das Bruxas, é uma celebração popular marcante em países de língua anglo-saxônica, comemorada anualmente no dia 31 de outubro. A expressão tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” – Véspera  de Todos os Santos -, pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro, dia de todos os santos. A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição celta – o festival do Samhaim -, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais elementos estão: as cores laranja e preto; o uso de lanterna de abóbora, denominadas como Jack o’lantern, no inglês; o uso de máscaras e fantasias; utilização de símbolos como fantasmas, esqueletos e morcegos; bem como a prática de perguntar por gostosuras ou travessuras, no inglês, trick or treat.

O “Día de los Muertos” já era celebrado pelos povos nativos mesoamericanos (maias, astecas, purépechas e totonacas), muito antes da conquista espanhola no século XVI e, portanto, é anterior à penetração do cristianismo no continente.

As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a “Dama da Morte” (do espanhol: Dama de la Muerte) – atualmente relacionada a La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada – e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo as tradições, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos. Segundo a crença popular, nos dias 01 e 02, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. “Os festeiros” fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Galeria de Fotos

Leia mais

Informações sobre a Assistência Estudantil

Endereço : PR 562, Flor da Serra –  Coronel Vivida Paraná. 85.550-000

(46) 3232-2960 – 32322023

Topo