/ Últimas Notícias / DESTAQUES / CAMPUS CORONEL VIVIDA PROMOVE AULA INAUGURAL DO CURSO FIC – LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS

CAMPUS CORONEL VIVIDA PROMOVE AULA INAUGURAL DO CURSO FIC – LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS

Publicado em

Na última sexta-feira (06 de agosto), o Campus Avançado Coronel Vivida iniciou oficialmente o curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, uma parceria entre a Pastoral do Migrante e o IFPR. A aula inaugural do curso ocorreu via plataforma meet e reuniu docentes, coordenação, e estudantes do curso, além do Pe Judinei Vanzetto e da Rosane Silva representante da Pastoral do Migrante que atende os estrangeiros residentes na cidade de Coronel Vivida.
Segundo a professora Jéssica Paula Vescovi, idealizadora e coordenadora do curso, atualmente cerca de 400 estrangeiros residem em Coronel Vivida, muitos dos quais não possuem conhecimento básico da língua portuguesa, o que dificulta suas relações interpessoais e os impede de uma atuação mais ativa na comunidade vividense. O objetivo do projeto é justamente promover o estudo formal da língua portuguesa e da cultura brasileira para contribuir com a autonomia e o bem-estar dos estrangeiros, em sua maioria imigrantes do Haiti.
O curso abordará não apenas questões de língua, como também outras áreas que influenciam na experiência dos estrangeiros no Brasil, como matemática financeira, direito, sistema bancário brasileiro, cuidados com a saúde, arte, cultura e história do Brasil, entre outras.
O curso configura-se como uma importante prestação de serviço à comunidade externa e pretende, gradativamente, envolver um maior número de estrangeiros residentes em nosso país.

Leia mais

Topo